Wednesday 11 April 2018

Estratégia de diversificação concêntrica


Gestão Estratégica - Diversificação.


As estratégias de diversificação são usadas para ampliar as linhas de produtos da empresa e operar em vários mercados diferentes. As estratégias gerais incluem diversificação concêntrica, horizontal e conglomerada.


Cada estratégia se concentra em um método específico de diversificação. A estratégia concêntrica é usada quando uma empresa quer aumentar seu portfólio de produtos para incluir produtos similares produzidos dentro da mesma empresa, a estratégia horizontal é usada quando a empresa quer produzir novos produtos em um mercado similar e a estratégia de diversificação de conglomerado é usada quando uma empresa começa a operar em duas ou mais indústrias não relacionadas.


As estratégias de diversificação ajudam a aumentar a flexibilidade e manter o lucro durante períodos econômicos fracos.


Warren Buffet na Diversificação.


"A diversificação é proteção contra a ignorância, faz pouco sentido para aqueles que sabem o que estão fazendo."


Diversificação concêntrica.


Uma estratégia de diversificação concêntrica permite à empresa adicionar produtos semelhantes a uma empresa já estabelecida. Por exemplo, quando uma empresa de computadores que produz computadores pessoais usando torres começa a produzir laptops, ela usa estratégias concêntricas. O conhecimento técnico para novos empreendimentos vem do seu atual campo de funcionários qualificados.


Estratégias de diversificação concêntrica são desenfreadas na indústria de produção de alimentos. Por exemplo, um fabricante de ketchup começa a produzir salsa usando suas instalações de produção atuais.


Diversificação Horizontal.


A diversificação horizontal permite que uma empresa comece a explorar outras zonas em termos de fabricação de produtos. As empresas dependem da atual participação de mercado de clientes fiéis nessa estratégia. Quando um fabricante de televisão começa a produzir refrigeradores, freezers e lavadoras ou secadoras, ele usa a diversificação horizontal.


Uma desvantagem é a dependência da empresa em relação a um grupo de consumidores. A empresa precisa aproveitar a fidelidade à marca associada aos produtos atuais. Isso é perigoso, pois os novos produtos podem não obter o mesmo favor que os outros produtos da empresa.


Diversificação do Conglomerado.


Em estratégias de diversificação de conglomerados, as empresas buscarão entrar em um mercado anteriormente inexplorado. Isso geralmente é feito usando fusões e aquisições.


Mudar para uma nova indústria é altamente perigoso, devido à falta de familiaridade com a nova indústria. A lealdade à marca também pode ser reduzida quando a qualidade não é gerenciada. No entanto, essa estratégia oferece maior flexibilidade para alcançar novos mercados econômicos.


Por exemplo, uma empresa em peças de reparo automotivo pode entrar na indústria de produção de brinquedos. Cada empresa permite uma base mais ampla de clientes. Há uma oportunidade de renda quando as vendas de uma indústria vacilam.


Quais são os benefícios da diversificação concêntrica?


A segmentação de mercado agrupa os clientes de acordo com características e necessidades comuns.


Martin Poole / Visão Digital / Getty Images.


Artigos relacionados.


1 [Conglomerado da Empresa] | Um exemplo de um conglomerado empresarial 2 [Diversificação de negócios] | Exemplos de Diversificação de Negócios 3 [Gestão Estratégica] | Quais são as diferenças entre Vertical & amp; Horizontal em Gestão Estratégica? 4 [Empresas Integradas Verticalmente] | Exemplos de empresas integradas verticalmente.


A diversificação concêntrica é um termo comercial com muitas sílabas, todas apontando para um negócio que atinge grandes objetivos com partes de trabalho menores. Uma empresa que emprega a estratégia de diversificação concêntrica procura adicionar produtos e serviços complementares em várias áreas de mercado como meio de estabelecer uma ampla rede de distribuição. Essa técnica pode fornecer vários benefícios importantes para um negócio em crescimento, incluindo a capacidade de atingir um público nacional de consumidores.


Definição de Diversificação Concêntrica.


A diversificação concêntrica é um tipo de estratégia de negócios em que uma empresa adquire ou cria novos produtos ou serviços para alcançar mais consumidores. Esses novos produtos e serviços geralmente estão intimamente relacionados aos produtos e serviços existentes da empresa. Por exemplo, uma empresa de material de escritório procura comprar fabricantes de papel ou criadores de caneta esferográfica. De acordo com a BusinessDictionary, uma empresa usa a diversificação concêntrica como um meio de entrar em novos mercados consumidores e impulsionar as vendas nesses novos mercados.


Alcançar a Sinergia Empresarial.


Sinergia é a capacidade de departamentos ou divisões menores dentro de uma empresa atingir objetivos maiores do que seria possível como entidades separadas. Criar sinergia só é possível quando uma empresa atinge o ajuste estratégico por meio da diversificação concêntrica. O ajuste estratégico é o resultado de um negócio adquirir ou desenvolver divisões ou produtos complementares. Por exemplo, um fabricante de brinquedos pode comprar outros fabricantes de brinquedos em todo o país como meio de aumentar a distribuição de produtos e trazer os produtos da empresa para novas áreas de mercado. Segundo a eNotes, uma questão de educação, existem várias formas de sinergia empresarial: marketing, financeira, gestão e operação.


Melhore o desenvolvimento de produtos.


O desenvolvimento de sinergia no marketing através da diversificação concêntrica leva a um melhor desenvolvimento do produto. Uma empresa é mais capaz de perceber as necessidades e desejos dos consumidores em determinadas áreas de mercado, quando a divisão de marketing da empresa trabalha em estreita colaboração com o departamento de desenvolvimento de produtos. Isso ajuda a garantir que a empresa esteja apenas criando ou adquirindo produtos ou serviços que atendam às necessidades ou demandas demonstradas em determinadas áreas de mercado. A empresa também controla melhor seus custos por meio dessa estratégia, porque a empresa não está desperdiçando dinheiro criando ou comprando produtos sem pesquisa de consumo para respaldar o desempenho esperado no mercado.


Maior participação de mercado.


A participação de mercado é a porcentagem de um mercado consumidor total que uma empresa ocupa com seus produtos ou serviços. Quanto maior a participação de mercado da empresa, maior a presença da empresa em um dado mercado consumidor. O aumento da participação de mercado através de uma maior presença de produtos leva a maiores vendas porque os consumidores veem esse produto com mais frequência do que os produtos dos concorrentes. Isso torna mais difícil para as empresas menores competirem com uma empresa que detém uma grande fatia do mercado. A diversificação concêntrica permite que uma empresa aumente sua participação de mercado porque estabelece uma presença de produto em uma área de mercado muito mais ampla.


Referências (2)


Sobre o autor.


Jonathan Lister é escritor e comerciante de conteúdo desde 2003. Sua mais recente publicação, "Bullet, a Demos City Novel & # 34; é publicado pela J Taylor Publishing em junho de 2014. Ele é bacharel em artes em inglês pela Universidade de Shippensburg e mestre em belas artes em escrita e poética pela Naropa University.


Diversificação concêntrica.


A adição de produtos ou serviços novos, mas relacionados, é amplamente chamada de diversificação concêntrica. As linhas de negócios da corporação ainda possuem algum "fio comum" que serve para relacioná-las de alguma maneira. O ponto em comum pode ser tecnologia semelhante, uso do cliente, distribuição, habilidades gerenciais ou similaridade de produto.


A diversificação concêntrica ocorre quando a diversificação está de alguma forma relacionada, mas claramente diferenciada, dos negócios atuais da organização.


A diferença básica entre uma diversificação concêntrica e uma estratégia de concentração é que uma estratégia de diversificação concêntrica envolve a expansão em uma área relacionada, mas distinta, enquanto a concentração envolve a expansão dos negócios atuais.


Uma estratégia de diversificação concêntrica pode ter várias vantagens. O mais óbvio é que ele permite que a organização desenvolva sua experiência em uma área relacionada. Uma estratégia de diversificação relacionada envolve a diversificação em negócios que possuam algum tipo de "encaixe estratégico".


O ajuste estratégico existe quando empresas diferentes têm cadeias de custo de atividade suficientemente relacionadas, que há oportunidades importantes para o compartilhamento de atividades em um negócio ou outro.


Uma empresa diversificada que explora essas inter-relações de custo de atividade e capta os benefícios do ajuste estratégico obtém um desempenho consolidado maior a soma do que as empresas podem obter seguindo estratégias independentes.


Este efeito que pode produzir um retorno combinado sobre os recursos da empresa maior que a soma de sua parte é freqüentemente chamado de sinergia (o efeito 2 + 2 = 5).


Exemplos de diversificação concêntrica.


A diversificação relacionada pode ajudar a impulsionar receitas e lucros.


As empresas utilizam várias estratégias de crescimento. Alguns escolhem uma estratégia de crescimento orgânico e aumentam a participação de mercado em sua indústria existente, concentrando-se em marketing e vendas. Outras empresas expandem sua presença no setor por meio de fusões e aquisições ou entram em novas indústrias por meio de uma estratégia de diversificação. A diversificação concêntrica ocorre quando uma empresa se expande ao entrar em uma indústria relacionada às suas operações atuais.


Já que todas as empresas com fins lucrativos têm como objetivo aumentar o valor da empresa para seus proprietários. as empresas tipicamente diversificam para aumentar o valor da empresa para proprietários e investidores. As empresas também têm diversidade para reduzir o risco e utilizar dinheiro excessivo no balanço patrimonial. A diversificação concêntrica também é chamada de diversificação relacionada. A diversificação relacionada é uma estratégia de diversificação para impulsionar os aumentos de valor para os acionistas. As empresas implementam uma estratégia de diversificação relacionada para obter “sinergia”. As empresas alcançam “sinergia”, & # 8221; o que ocorre quando as empresas têm um desempenho melhor do que a soma de suas partes, compartilhando recursos, combinando operações e transferindo conhecimento.


Um exemplo de diversificação concêntrica é o compartilhamento de recursos ou instalações. As empresas fazem isso para obter economias de escala e reduzir custos. Por exemplo, um distribuidor de metais que precisa de um armazém maior pode contratar uma empresa de manufatura que tenha uma instalação de processamento com espaço extra. O fabricante se beneficia porque opera com princípios just-in-time e agora parte de suas matérias-primas estão agora no local. O distribuidor se beneficia do espaço, dos equipamentos e da experiência em gerenciamento de armazém do fabricante.


Outra maneira de alcançar a diversificação concêntrica é através de parcerias estratégicas. Parceria estratégica resulta quando as empresas entram em um relacionamento comercial formal para obter benefícios maiores do que podem obter por conta própria. Combinando habilidades e recursos, ambos podem alcançar seus objetivos mais rapidamente. As empresas podem celebrar um contrato ou formar uma empresa totalmente separada, mas relacionada, conhecida como joint venture. Por exemplo, uma empresa de software de faturamento com fortes laços com o setor de energia pode se associar estrategicamente a uma empresa de software de gerenciamento de relacionamento com o cliente ou CRM muito maior. O provedor de software de faturamento tem a oportunidade de se expandir para um setor diferente por meio da parceria, e a empresa de CRM consegue construir incursões mais profundas no setor de energia.


As empresas também se diversificam de maneira concentrada por meio de fusões e aquisições. As fusões acontecem quando duas empresas de status aproximadamente igual se combinam através da troca de ações, com apenas uma entidade remanescente. As aquisições envolvem a compra de uma empresa - os ativos da empresa ou o estoque - por outra. Por exemplo, a Coca-Cola comprou vários fabricantes de bebidas para expandir além da indústria de refrigerantes para a indústria de bebidas. As aquisições da Coca-Cola de Vitamin Water, Honest Tea, Fuze Beverage e Core Power foram movimentos concêntricos de diversificação, proporcionando-lhe reconhecimento de marca em novas categorias.


O que é diversificação de negócios? - Estratégias, Definição e Exemplos.


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O que é diversificação?


A diversificação ocorre quando uma empresa desenvolve um novo produto ou se expande para um novo mercado. Frequentemente, as empresas diversificam-se para gerenciar o risco, minimizando o dano potencial ao negócio durante as recessões econômicas. A ideia básica é expandir para uma atividade de negócios que não reaja negativamente às mesmas recessões econômicas que sua atividade atual de negócios. Se uma de suas empresas está tendo um bom desempenho no mercado, uma de suas outras empresas de negócios ajudará a compensar as perdas e manter a empresa viável. Uma empresa também pode usar a diversificação como estratégia de crescimento.


Estratégias para Diversificação.


Existem diferentes estratégias de diversificação que uma empresa pode empregar. Vamos dar uma olhada em algumas das principais estratégias.


Nossa primeira estratégia é a diversificação concêntrica. Uma empresa pode decidir diversificar suas atividades expandindo-se para mercados ou produtos relacionados aos seus negócios atuais. Por exemplo, uma empresa automobilística pode diversificar adicionando um novo modelo de carro ou expandindo para um mercado relacionado como caminhões. Uma vantagem dessa abordagem é a sinergia que pode ser criada devido aos produtos e mercados complementares. Além disso, a expansão pode ser relativamente fácil, porque as habilidades e os conhecimentos para administrar o novo negócio são semelhantes aos que a empresa já possui.


Outra estratégia é a diversificação de conglomerados. Se uma empresa está se expandindo para setores que não estão relacionados aos seus negócios atuais, ela está se engajando na diversificação de conglomerados. Por exemplo, a empresa de automóveis que estamos discutindo pode decidir entrar no negócio de computadores, no negócio de cremes dentais, nos negócios imobiliários e no negócio de móveis. A diversificação de conglomerados é um bom meio para gerenciar riscos, desde que você possa administrar com eficiência cada negócio, o que nos leva à desvantagem. A gerência pode não ter as habilidades ou experiência para gerenciar os novos empreendimentos.


Embora você possa contratar novos administradores, ainda haverá problemas administrativos com a execução de diferentes tipos de negócios, como a concorrência entre os diferentes negócios por recursos.


Definição da Estratégia de Diversificação | Tipos de estratégias de diversificação.


A estratégia de diversificação provavelmente ocorre quando empresas ou organizações empresariais introduzem um novo produto no mercado. Essas estratégias são conhecidas como estratégias de diversificação. Existem três tipos de estratégias de diversificação.


Tipos de Estratégia de Diversificação.


Estratégias de Diversificação Concêntrica Estratégias de Diversificação Horizontal Estratégias de Diversificação de Conglomerado.


A estratégia de diversificação na verdade minimiza o risco de perda em uma organização empresarial dividindo diferentes categorias de produtos em diferentes mercados geograficamente. No início de 1960, & amp; 1970, há um rápido crescimento na diversificação de negócios. Mas com o passar do tempo tornou-se difícil administrar atividades muito diversificadas de organização empresarial. Mesmo nos últimos anos, é muito difícil para qualquer organização comercial operar na modalidade de diversificação, porque há muitos requisitos diferentes que devem ser levados em conta pela organização empresarial.


Estratégia de Diversificação Concêntrica:


A introdução de produtos novos, porém relacionados, nos novos mercados é considerada uma estratégia de diversificação concêntrica. Por exemplo, a AT & T Company na América está envolvida na aplicação da estratégia de diversificação concêntrica, adicionando linhas de cabo para serviços rápidos de Internet em todo o país. O produto anterior da empresa era a linha telefônica, mas gasta US $ 120 bilhões para a aquisição da televisão a cabo. Desta forma, o AT & T trabalha em conjunto com a America Online (AOL) para fornecer acesso à Internet por cabo aos clientes da AOL.


Diretrizes para Diversificação Concêntrica:


Existem certas condições que são favoráveis ​​para a aplicação da estratégia de diversificação concêntrica. Para este propósito, seguem algumas das diretrizes que especificam a eficácia da estratégia de diversificação concêntrica.


É mais saudável para a organização comercial competir na indústria onde não há crescimento lento ou lento. A venda de produtos atuais é aprimorada com a adição de produtos novos, porém relacionados, no pool de organização de negócios Quando novos & amp; produtos relacionados são introduzidos, estes devem ser oferecidos a preços competitivos razoáveis ​​Em certas condições, quando os produtos atuais estão passando por estágio de declínio do ciclo de vida de desenvolvimento de produto, é bastante viável adicionar produtos novos, mas relacionados em novos mercados A equipe de gestão do organização deve ser forte o suficiente Estratégia de Diversificação do Conglomerado:


As estratégias de diversificação incluem a diversificação de conglomerados, na qual novos produtos são adicionados ao pool da organização empresarial que não estão relacionados aos existentes. Existem certas organizações que estão envolvidas na diversificação do conglomerado com base na expectativa de que podem obter lucro adquirindo outras firmas e empresas de quebra & amp; vendendo suas partes de forma fragmentada.


Diretrizes para a Diversificação do Conglomerado:


Em certas situações, a estratégia de diversificação do conglomerado torna-se efetiva o suficiente para ser perseguida pela organização. A seguir estão algumas das diretrizes que são viáveis ​​para essa estratégia.


Quando as vendas & amp; lucros estão em declínio em base anual Há suficiente gerencial e & amp; capital talentoso possuído pela organização para competir na nova indústria com sucesso Há adquirido, bem como adquirir empresas e ambos têm sinergia financeira Em situações em que há saturação completa para os mercados atuais dos produtos presentes Estratégia de Diversificação Horizontal:


A diversificação horizontal ocorre quando novos & amp; produtos não relacionados são fornecidos aos clientes existentes. A estratégia de diversificação horizontal é menos arriscada do que a diversificação de conglomerados devido ao fato de que os clientes atuais da organização já estão expostos.


Diretrizes para Diversificação Horizontal:


Existem certas situações em que a estratégia de diversificação horizontal é muito eficaz pela organização. A seguir estão algumas das diretrizes a esse respeito.


Quando novos & amp; produtos não relacionados são adicionados com os existentes, a receita dos produtos existentes aumenta significativamente A indústria que contém margens baixas & amp; retorna e é altamente competitivo Os novos produtos são comercializados para os clientes atuais através de canais de distribuição atuais Existem padrões de vendas de natureza contracíclica dos novos produtos em comparação com os produtos atuais.

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